Notícias por área:

Aspectos físicos e geográficos

Aspectos físicos e geográficos de Conceição do Mato Dentro – MG

Situada a 740 m de altitude, Conceição do Mato Dentro está distante da capital mineira 167 km, na rodovia MG-10, passando por Lagoa Santa. De relevo montanhoso, o município possui paisagens diversificadas, que variam de serras a vales fluviais pouco ondulados. A Serra do Cipó domina o panorama natural, a Oeste. Situa-se numa região divisora das bacias do Rio São Francisco e do Rio Doce, apontada como área de extrema importância biológica.

Buscando garantir a integridade destes importantes ecossistemas, a prefeitura instituiu a criação do Parque Municipal Ribeirão do Campo, o maior parque municipal de Minas Gerais, com uma área de 3.150 hectares, e da Área de Proteção Ambiental Serra do Intendente, conservando raros ecossistemas que compõem a Cadeia do Espinhaço.

Somando à beleza paisagística da região, a presença de várias quedas, piscinas e poços naturais de águas cristalinas, provenientes de inúmeras nascentes. Entre tantas, vale destacar a Cachoeira do Tabuleiro – a mais alta do estado e a terceira do Brasil -, com 273 m de queda livre. Eleita também, por duas vezes consecutivas pelo Guia 4 Rodas, como a mais bela do Brasil.

Fauna e flora

O município possui uma rica e expressiva variedade de frutos, sendo que 17 espécies fazem com que a sua flora seja uma das mais ricas da região. Servindo a mesma de alimentação para aves, pássaros e animais.  São frutos nativos: articum, café-do-mato, coqueiro, coquinho, fruta-de-cutia, fruta-de-guaxo, fruta-de-pombo, fruteira, figueira, gabiroba, goiabeira, ingá, jabuticabeira-do-mato, jambreiro, limãozinho, manga-mata, murici.

A fauna regional também é bastante diversificada. É composta de animais de pequeno e médio porte, típicos do cerrado e da mata atlântica. Entre as aves: urubu-comum, azulão, andorinha-serradora, anu-branco, tucano, codorna e periquito. Na cadeia dos mamíferos, a paca, jacu, pica-pau-do-campo, paca, raposa, mico-estrela, tapeti, tatu-peba, capivara, cotia, veado, tamanduá-mirim, macaco guigó, irara, jaguatirica, logo-guará. Espécies como a cascavel, lagarto teiú, jararaquinha do cerrado, bagre e traíra, répteis e peixes respectivamente, também compõem a fauna regional.

Curtiu? Compartilhe!

Fotos de Conceição do Mato Dentro
Foto Antiga Capela Santana Foto Antiga Balneário da Água Quente Fotos antigas do Jubileu do Senhor Bom Jesus do Matozinhos Fotos da Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos Fotos da Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos Conceição do Mato Dentro Cemitério do Peixe em Conceição do Mato Dentro MG
Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro-MG