Antiga Casa de Câmara e Cadeia

Em 1840, com a elevação de Conceição do Mato Dentro à categoria de vila, a população local se uniu para a construção do prédio destinado à Câmara Municipal. Dois anos depois, em 11 de março de 1842, houve a inauguração da edificação durante a solenidade de emancipação do município e posse do seu primeiro governo autônomo. Durante o século XIX, o sobrado serviu de sede não só para a Câmara, mas também para o Fórum e a cadeia pública.

Com a transferência, em 1905, da Prefeitura e da Câmara para outro local, o prédio continuou a abrigar o Fórum e a cadeia pública até a transferência destas unidades em 1975. Atualmente, o edifício colonial é utilizado como sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Espinhaço (AMME) e da Secretaria Municipal de Educação. O sobrado, de construção em adobe e madeira, tem planta quadrangular e apresenta cobertura em quatro águas e tacaniça, com beirais de cimalha de madeira.

Na fachada principal possui escada externa com balaustrada, que dá acesso à porta do andar superior, protegida por pequena cobertura, sugerindo modificação posterior à primitiva construção. As janelas desse andar são do tipo guilhotina, com vergas ligeiramente alteadas, enquanto as do térreo possuem gradeado de ferro, de acordo com a função de cadeia que teve por muito tempo a parte baixa do prédio. Por sua história e por sua beleza, o edifício é um dos mais belos da cidade, atraindo a atenção dos turistas que aqui chegam.

Secretaria Municipal de Turismo
Praça João Paulo, nº 07 – Centro – CEP: 35.860-000
Telefone: (31) 3868-2223 – Telefax: (31) 3868-1219
Horário de atendimento: 8h às 17h