Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

A capela foi construída pelos escravos e pretos forros, os quais foram proibidos de entrar na igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, após incidente durante a visita pastoral do bispo do Rio de Janeiro, Dom Frei Antônio de Guadalupe, em 1727. As obras tiveram início em 28 de março de 1728, mas nada se sabe sobre a autoria de seu projeto. Foi inaugurada em 1730, ainda sem ornamentação. As obras de talha e de douramento foram contratadas em 1745, mas somente foram concluídas décadas depois. Foi restaurada em 1940, em 1954 e em 2003.

Está instalada num terreno relativamente plano, com frente voltada para o Norte, com vista para o vale do rio Santo Antônio e serras na direção do Itambé. Está de costas para a região mais central e adensada do núcleo urbano, um pouco elevada do solo, com degraus e passeio. Tem estilo colonial, com estrutura autônoma de madeira e vedações em adobe e pau-a-pique. Apresenta torre dianteira central e chanfros laterais, em ângulo, diferenciando-se bastante do modelo tradicional. Tem porta principal em folhas almofadadas e com bandeira almofadada fixa, encimada por óculo de linhas curvas e torre. Tem decoração interna com lambrequins e um conjunto de talhas em rococó e neoclássica nos altares. Tem piso em madeira, e forro em madeira em abóbada pintado na capela-mor e sem pintura na nave.

Fonte: Plano de Desenvolvimento Sustentável Município de Conceição da Mato Dentro (2007). Autores: Ézio Dornela Goulart e  Sociedade dos Amigos do Tabuleiro
    Secretaria Municipal de Turismo
    Praça João Paulo, nº 07 – Centro – CEP: 35.860-000
    Telefone: (31) 3868-2223 – Telefax: (31) 3868-1219
    Horário de atendimento: 8h às 17h

Curtiu? Compartilhe!

Calendário de Eventos