Capela Santana

Pouco se sabe sobre a época e iniciativa de construção da Capela de Santana. Consta apenas que foi construída no arraial do Vintém, em terreno doado por Gabriel Ponce de Leon e que recebeu a benção inaugural em 14 de julho de 1744. Com a decadência local da mineração, a capela ficou praticamente abandonada e veio a ser reconstruída entre 1880 e 1886, mantendo a volumetria original do templo.

Fotos da Antiga Capela Santana

Conservando-se do período colonial, o arcabouço do edifício, as imagens de Santana e São Benedito e o sino da época de sua construção, mas todo o sistema de vãos e a decoração interna foram alterados por elemento de gosto neoclássico.

A edificação possui compartimento único e apresenta frontão triangular decorado com telhas de bica, bem característica da região de Diamantina. Acima do mesmo se eleva pequena torre em forma de octógono irregular, com cobertura de telhas e um pequeno crucifixo no alto. A decoração da fachada principal é completa com óculo, janelas laterais rasgadas e porta almofadada com sobreverga em frontão triangular denticulado.

Conta, ainda, com um retábulo-mor constituído de dois conjuntos de colunas lisas, com pinturas marmorizadas nos seus enquadramentos e em disposição reentrantes. São encimadas por capitéis e cimalhas decorados com frisos e dentículos. O seu coroamento é em arcos em continuidade das colunas e com o mesmo tipo de pintura, decorado com medalhão na parte superior.

A entrada do camarim é decorada em arabescos, sua base também apresenta tratamento semelhante, com enquadramentos com pintura marmorizada e ainda um sacrário em forma de curva e saliente e decoração simples com representação de um crucifixo e em cima por concha. Entre as duas colunas das laterais do altar, observamos peanhas, uma de cada lado. O tronco do altar é composto em quatro partes, todas em forma de trapezoidal.

Situada no alto da colina da Santana, o prédio é referência na área central. No seu entorno foram formados os bairros Santana, Cruzeiro e Vintém. A singeleza da igreja de Santana atrai os turistas que chegam à cidade, movimentada também pelo artesanato em couro no entorno da igreja.

Secretaria Municipal de Turismo
Praça João Paulo, nº 07 – Centro – CEP: 35.860-000
Telefone: (31) 3868-2223 – Telefax: (31) 3868-1219
Horário de atendimento: 8h às 17h

Fonte: Plano de Desenvolvimento Sustentável Município de Conceição da Mato Dentro (2007). Autores: Ézio Dornela Goulart e  Sociedade dos Amigos do Tabuleiro
Calendário de Eventos