Colégio São Joaquim

Em 1910, o Colégio São Joaquim (hoje “Escola Estadual São Joaquim”) deu início às suas atividades funcionando como colégio feminino, criado por iniciativa de Dom Joaquim Silvério de Souza, bispo de Diamantina. O estabelecimento funcionava sob a denominação de Instituto São Joaquim e direção de um grupo de religiosas italianas. Três anos depois recebeu, por lei, equiparação à condição de escola normal, sendo atualmente administrado pela Congregação das Irmãs Clarissas.

O majestoso prédio onde funciona o Colégio São Joaquim é resultado de uma adaptação de dois sobrados geminados, destinados originalmente a uso residencial. A edificação foi objeto de várias reformas, mas sua fachada principal ainda conserva elementos característicos do período colonial. O Colégio está localizado na Praça Dom Joaquim e apresenta resquícios da arquitetura e da pintura ornamental de um dos forros, evidenciando a sua antiguidade.

Visite e saiba mais sobre o Colégio São Joaquim

No andar superior, há uma série de 11 sacadas isoladas, elegantemente protegidas por parapeitos trabalhados. No seu interior, em um dos cômodos térreos, há uma pintura no forro. O forro em duas tábuas lisas de madeira composta de quadro central e formas laterais em trapézio, formando o retângulo correspondente à área do forro. Os setores são delimitados por finos cordões de madeira, cada enquadramento apresenta uma cena representando a história do filho protegido.

A pintura executada, provavelmente em 1790, mostra as figuras humanas curiosamente trajadas à moda da época, nas partes centrais possuem enquadramento por pinturas em elementos em volutas estilizadas. Apresenta tombamento em conjunto com o prédio da escola pelo Iphan, desde 1948. Não se sabe a data precisa da construção do prédio. Também pela sua beleza e localização no centro histórico da cidade, o conjunto da Escola Estadual São Joaquim ainda chama bastante atenção.

Secretaria Municipal de Turismo
Praça João Paulo, nº 07 – Centro – CEP: 35.860-000
Telefone: (31) 3868-2223 – Telefax: (31) 3868-1219
Horário de atendimento: 8h às 17h

Fonte: Plano de Desenvolvimento Sustentável Município de Conceição da Mato Dentro (2007). Autores: Ézio Dornela Goulart e  Sociedade dos Amigos do Tabuleiro
Calendário de Eventos