Ginásio São Francisco

Localizado nas imediações do Parque Natural Municipal Salão de Pedras, o antigo Colégio Agrícola São Francisco foi instalado em 1918 em um pequeno prédio, em estilo colonial, sob a direção de Frei Vivente da Licódia, e foi uma referência educacional para toda a região. A edificação se arruinou e um novo imóvel foi construído um pouco mais acima, em estilo eclético. Mais moderno, o colégio recebeu segundo pavimento na parte anterior e funcionou em regime de internato até o ano de 1979.

Fotos antigas do Ginásio São Francisco

Trata-se de uma grande edificação em alvenaria estrutural, em dois pavimentos na parte anterior, com níveis separados por lajes. Este setor apresenta cobertura em telhas de amianto, totalmente oculta por platibanda. Os volumes laterais e posteriores apresentam um único pavimento e cobertura em telhas de barro. As esquadrias são retangulares em ferro, algumas de correr e outras do tipo basculantes. Apresenta um balcão na parte dianteira sustentado por colunas, sobre a porta principal. O piso é em ladrilho hidráulico em alguns ambientes e em tacos de madeira em outros.

Os volumes laterais são mais salientes, inclusive com panela do lado esquerdo. A parte dianteira corresponde a setores da administração, salas de aulas e dormitório e a parte posterior setores de salas de aulas, refeitório, cozinha, banheiros e demais serviços. A edificação apresenta um grande pátio central e corredores laterais. O volume principal possui ainda pequena marquise no pavimento superior e ainda elementos em massa fazendo marcação das esquadrias do pavimento inferior.

Hoje, o Ginásio São Francisco abriga uma unidade de ensino do Senai de Aprendizagem Industrial (Senai-MG) e recebe alunos de Conceição do Mato Dentro e cidades da região.
Secretaria Municipal de Turismo
Praça João Paulo, nº 07 – Centro – CEP: 35.860-000
Telefone: (31) 3868-2223 – Telefax: (31) 3868-1219
Horário de atendimento: 8h às 17h

Fonte: Plano de Desenvolvimento Sustentável Município de Conceição da Mato Dentro (2007). Autores: Ézio Dornela Goulart e  Sociedade dos Amigos do Tabuleiro
Calendário de Eventos