Pousada dos Bandeirantes

A Pousada dos Bandeirantes trata-se de antigo sobrado em estilo colonial localizado no antigo Largo do Rancho, hoje Praça Ubaldina, na parte mais central da cidade de Conceição do Mato Dentro. Segundo história oral, o sobrado passou a ser habitado em 1842, não sabendo com exatidão o início da sua construção ou autor do seu projeto.

Pertenceu a João Miguel Árabe, e posteriormente ao seu genro Dr. José de Oliveira Duarte. A partir do final da década de 70, passou a pertencer ao atual proprietário. Foi edificado em estrutura autônoma de madeira e vedações em pau-a-pique, mas alguns destas foram substituídos por alvenaria de tijolos.

Na fachada lateral direita apresenta uma sacada corrida, com fechamento em ferro fundido, provavelmente importado. Apresenta esquadrias em madeira retangulares com vedação em madeira e guilhotina com decoração na parte superior e vidros coloridos.

Em 1978, a casa foi transformada em pousada e nela foram propostos banheiros, eliminando um dos dois lances internos da escada. Na parte inferior, funcionou durante alguns anos o banco BEMGE, que depois foi fechado e hoje se encontra vazia. Por estar localizado na parte mais central, o prédio chama a atenção de todos os visitantes que chegam ao município, principalmente por sua sacada.

Secretaria Municipal de Turismo
Praça João Paulo, nº 07 – Centro – CEP: 35.860-000
Telefone: (31) 3868-2223 – Telefax: (31) 3868-1219
Horário de atendimento: 8h às 17h

Fonte: Plano de Desenvolvimento Sustentável Município de Conceição da Mato Dentro (2007). Autores: Ézio Dornela Goulart e  Sociedade dos Amigos do Tabuleiro
Calendário de Eventos