Sobrado da Prefeitura Municipal

O sobrado da Prefeitura Municipal é uma edificação do final do século XVIII, construído originalmente para fins residenciais. No edifício, se hospedou o governador da capitania, Bernardo José de Lorena, Conde de Sarzedas, quando de sua estada no arraial em 1801. Em 7 de abril de 1892, foi adquirido para instalação do Paço Municipal e, em 1905, passou por reformas a fim de adaptar-se à nova função.

Segundo o historiador Joaquim Ribeiro Costa, foi nesta obra de adaptação que o prédio sofreu descaracterização recebendo a alvenaria de tijolos. Conforme relatório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), datado de 1955, o sobrado, que se achava nessa época em estado de iminente ruína, já apresentava vários elementos externos e internos de modificação. Posteriormente, foi submetido a trabalhos de restauração. Mesmo com esta ocorrência, a atual sede do poder municipal é um dos poucos sobrados de feição colonial remanescente no panorama arquitetônico da cidade.

O prédio ainda conserva parte da antiga dignidade construtiva, especialmente no aspecto geral do andar superior. Nele se destacam, além da cobertura em telhado de quatro águas e beiradas em cimalhas de madeira, o harmonioso conjunto de sete salas isoladas e trabalhadas em ferro batido, com portas almofadadas e o desenho alteado das vergas.

IMPORTANTE: ATUALMENTE ESTE ATRATIVO ENCONTRA-SE EM REFORMA.
Secretaria Municipal de Turismo
Praça João Paulo, nº 07 – Centro – CEP: 35.860-000
Telefone: (31) 3868-2223 – Telefax: (31) 3868-1219
Horário de atendimento: 8h às 17h
Fonte: Plano de Desenvolvimento Sustentável Município de Conceição da Mato Dentro (2007). Autores: Ézio Dornela Goulart e  Sociedade dos Amigos do Tabuleiro