A CAPITAL MINEIRA DO ECOTURISMO

Colina da Paz

Distância: 2,5km | Tipo: Afloramentos rochosos e paisagens naturais

A região da Colina da Paz é constituída, assim como o Salão de Pedras, de vegetação típica de campo de altitude, com afloramentos rochosos um pouco menores que os do Salão de Pedras. A paisagem ao redor proporciona uma vista panorâmica de rara beleza. Localizado dentro do Parque Municipal do Salão de Pedras, o atrativo turístico abriga importantes sítios arqueológicos.

É composta por formações rochosas espalhadas em largo perímetro na parte suave da encosta de uma colina, o Campo Grande, dentro do Parque Natural Municipal Salão de Pedras. A paisagem ao redor compõe-se de matas de galeria, campos de altitude, capões de mata, candeias e pelo conjunto único de rochas muito antigas, trabalhadas pela ação das chuvas e dos ventos.

Na região, foram identificados três importantes sítios arqueológicos: Abrigo do Anjo, Sítio da Pedra Polida e Sítio da Colina. As figuras mostram-se executadas predominantemente na tonalidade vermelha, seguida da ocre, enquadrando-se à Tradição Planalto já anteriormente identificada na região. Na temática dessa Tradição, registra-se um predomínio de figuras monocrômicas e zoomórficas, destacando-se como os principais motivos os cervídeos e os peixes.

Como o próprio nome diz, a Colina da Paz é um local tranquilo, pouco visitado, e a partir dele observamos uma grande amplitude visual, com o pico de Conceição do Mato Dentro sendo visto de um lado e a região da saída para Belo Horizonte, como a Serra do Tomás e do Intendente, inclusive parte do paredão da Cachoeira do Tabuleiro.

Como chegar: O acesso à Colina da Paz pode ser feito partindo da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, seguindo a rua Daniel de Carvalho sentido saída da cidade, até chegar à praça Corinto Guerra no bairro Bandeirinha. A partir daí, são aproximadamente 2,5 km, entrando pela rua São Francisco e virando à esquerda, subindo até a região do Salão de Pedras e depois à direita seguindo reto até a formação rochosa da Colina.
Secretaria Municipal de Turismo
Praça João Paulo, nº 07 – Centro – CEP: 35.860-000
Telefone: (31) 3868-2223 – Telefax: (31) 3868-1219
Horário de atendimento: 8h às 17h

Fonte: Plano de Desenvolvimento Sustentável Município de Conceição da Mato Dentro (2007). Autores: Ézio Dornela Goulart e  Sociedade dos Amigos do Tabuleiro
FOTOS EM BREVE! (Participe enviando fotos deste atrativo com legenda e autor para: comunicacao@cmd.mg.gov.br)
Calendário de Eventos