A CAPITAL MINEIRA DO ECOTURISMO

Córrego Baú

Distância: 2km | Tipo: Córrego com cascatas, corredeiras e poços variados

Forma pequenas quedas e corredeiras ao longo de seu curso, o que o torna um atrativo singular. O córrego forma “panelas” ao longo de seu leito, permitindo que duas ou três pessoas se banhem ao mesmo tempo. As duas cascatas mais conhecidas são a do Baú de Cima e Baú de Baixo.

O local é, praticamente, um atrativo urbano. Suas nascentes estão situadas na região central do Parque Natural Municipal Salão de Pedras, em meio a pequeno trecho de mata fechada, abaixo do conjunto paisagístico da Colina da Paz.

Na cabeceira do córrego, seu curso segue em relevo pouco acidentado e mais arenoso, passando depois a correr em trechos de pedras. No final de sua parte alta, o córrego cai em forma de corredeiras, formando vários poços. Alguns deles são impedidos para banhos, pois se encontram acima da captação de água para distribuição pública.

O Córrego do Baú se caracteriza por formar belas caldeiras de hidromassagem natural encravadas nas pedras lisas, conhecidas como panelinhas, e ainda quedas d’água de maior volume. São as cachoeiras do Baú, a primeira com 4m de queda e a segunda com aproximadamente 20m de altura. Logo abaixo da segunda maior queda, o córrego se encontra com o rio Santo Antônio.

O paredão da cachoeira é muito procurado por escaladores e praticantes de rappel (canyoning) e, por isso mesmo, tem uma grande visitação, inclusive dos próprios conceicionenses. A cachoeira fica em uma fazenda particular, mas a visitação é permitida e gratuita.

Como chegar: São 2 km saindo pelo bairro Barro Vermelho, podendo seguir de carro até bem próximo às suas margens, com alguns minutos de caminhada até o local.
Secretaria Municipal de Turismo
Praça João Paulo, nº 07 – Centro – CEP: 35.860-000
Telefone: (31) 3868-2223 – Telefax: (31) 3868-1219
Horário de atendimento: 8h às 17h

Fonte: Plano de Desenvolvimento Sustentável Município de Conceição da Mato Dentro (2007). Autores: Ézio Dornela Goulart e  Sociedade dos Amigos do Tabuleiro
FOTOS EM BREVE! (Participe enviando fotos deste atrativo com legenda e autor para: comunicacao@cmd.mg.gov.br)
Calendário de Eventos