A CAPITAL MINEIRA DO ECOTURISMO

Serra da Ferrugem

Distância: 9km | Tipo:Mirante e paisagens naturais

Também conhecido como Mirante da Torre ou Mina da Torre, a Serra da Ferrugem é a moldura da paisagem que abraça a cidade, sendo a origem do seu nome em face da constituição mineral ferrosa. Com uma área de 867 hectares, foi transformada em monumento natural em maio de 2007, preservando toda a paisagem da serra, além de ter seu conjunto arquitetônico tombado como patrimônio histórico-cultural pelo município.

Sua importância turística deve-se, sobretudo, à beleza majestosa de seu conjunto paisagístico. E também pelo mirante natural, de onde é possível se avistar toda a cidade, o vale onde está encaixada, a Serra do Intendente, a Serra de São José e o Pico do Itambé. A região também é utilizada para a prática de esportes de aventura como o voo livre, praticado no Mirante da Torre ou no Pico do Soldado. As caminhadas até o alto da serra e as cavalgadas também são opções de roteiros para os turistas que chegam à cidade.

Devido à aridez do solo, o local guarda importantes conteúdos de espécies da fauna e da flora adaptadas a estas condições que são únicas em nossa região. Somente nestas áreas, encontramos a biodiversidade típica de campos de canga ferruginosa, tão rica em espécies raras e ameaçadas.

Como chegar: A partir do Bairro Matozinhos, são 9km seguindo pela estrada da Torre.
Secretaria Municipal de Turismo
Praça João Paulo, nº 07 – Centro – CEP: 35.860-000
Telefone: (31) 3868-2223 – Telefax: (31) 3868-1219
Horário de atendimento: 8h às 17h
Fonte: Plano de Desenvolvimento Sustentável Município de Conceição da Mato Dentro (2007). Autores: Ézio Dornela Goulart e  Sociedade dos Amigos do Tabuleiro
FOTOS EM BREVE! (Participe enviando fotos deste atrativo com legenda e autor para: comunicacao@cmd.mg.gov.br)