A CAPITAL MINEIRA DO ECOTURISMO

Pico do Soldado

Tipo:Paisagens e atrativos naturais

O Pico do Soldado, que se encontra dentro do monumento natural da Serra da Ferrugem, recebeu este nome por sua semelhança a um soldado descansando com seu cão, reza a lenda. Do Pico é possível descortinar uma bela paisagem, com grande amplitude visual para todos os lados, sendo uma importante referência geográfica na região, inclusive para o tráfego aéreo regional.

Mas sua característica mais marcante deve-se à sua vinculação à identidade e ao imaginário dos moradores locais. Para a comunidade, é absolutamente impensável qualquer atividade que limite ou interfira na paisagem formada por esta serra, que é visível de toda a cidade. Sua importância turística também é forte, sendo, além de referência para caminhantes, um ponto que está sendo consolidado para a prática de esportes de aventura, como o voo livre.

Como chegar: Partindo da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, seguir pela avenida JK até ao Santuário do Bom Jesus do Matozinhos. Descer a rua atrás da igreja, entrar à esquerda, depois entrar na próxima direita. Subir, após a ponte seguir a estrada de terra até a bifurcação com a Serra da Ferrugem. O Pico está a aproximadamente 2,5 km a partir da bifurcação. Para alcançá-lo é necessária uma longa caminhada, saindo da esquerda no entroncamento de saída da estrada da torre de televisão. A partir daí, seguir a cumeada da montanha, em terreno inóspito, com densa vegetação. Neste percurso não existem recursos hídricos, sendo o último córrego do caminho o que forma a Cachoeira da Mumbuca. Portanto, é essencial ao turista o uso de cantil de água potável para o próprio consumo. Clima muito seco.
Secretaria Municipal de Turismo
Praça João Paulo, nº 07 – Centro – CEP: 35.860-000
Telefone: (31) 3868-2223 – Telefax: (31) 3868-1219
Horário de atendimento: 8h às 17h
Fonte: Plano de Desenvolvimento Sustentável Município de Conceição da Mato Dentro (2007). Autores: Ézio Dornela Goulart e  Sociedade dos Amigos do Tabuleiro
FOTOS EM BREVE! (Participe enviando fotos deste atrativo com legenda e autor para: comunicacao@cmd.mg.gov.br)