A CAPITAL MINEIRA DO ECOTURISMO

Sumidouro

Distância: 8km | Tipo: Rio com poços e corredeiras

O conjunto paisagístico do Sumidouro, situado no rio Santo Antônio, a cerca de 8km da cidade, na estrada de acesso a Morro do Pilar, é formado por praias de areia, onde o rio, neste trecho, forma remansos com pouca correnteza e parcialmente sombreados por grandes árvores. Ao final, o rio corre entre pedras grandes, até se afunilar debaixo da ponte.

Logo depois, o rio se abre, estancado pela presença de grandes pedras e forma poços de hidromassagem natural. Aí se esconde sobre as rochas em local conhecido como “Porteira de Chaves”, e só retorna a superfície um longo trecho depois. A vegetação é bem diferenciada, mais baixa e exuberante, com mata de candeia em uma de suas margens. As espécies de cerrado são predominantes. O atrativo encontra-se em região de fazenda particular.

Um pouco mais de história: segundo depoimentos de antigos moradores, a região do Sumidouro também abriga um antigo cemitério escravo.

Secretaria Municipal de Turismo
Praça João Paulo, nº 07 – Centro – CEP: 35.860-000
Telefone: (31) 3868-2223 – Telefax: (31) 3868-1219
Horário de atendimento: 8h às 17h

Fonte: Plano de Desenvolvimento Sustentável Município de Conceição da Mato Dentro (2007). Autores: Ézio Dornela Goulart e  Sociedade dos Amigos do Tabuleiro
FOTOS EM BREVE! (Participe enviando fotos deste atrativo com legenda e autor para: comunicacao@cmd.mg.gov.br)
Calendário de Eventos