A CAPITAL MINEIRA DO ECOTURISMO

Usina Velha

Distância até o povoado: 18km | Povoado: Três Barras | Tipo: Rio com poços, cachoeiras, cascatas e corredeiras

É um atrativo onde, no passado, o rio foi represado para gerar energia por meio de uma hidrelétrica que hoje está desativada. A barragem forma um lago que cai em forma de cascata. Ainda existe no local a antiga tubulação que levava a água da represa até as turbinas na hidrelétrica. Também existem pequenas quedas d’água e piscinas naturais entre pedras. O acesso é um pouco complicado e ainda não existe uma infraestrutura física adequada no local, somente os serviços de condução prestados pela Associação Municipal de Condutores Ambientais e Culturais “Novos Bandeirantes”.

Como chegar: Partindo do centro da cidade, seguir pela rodovia MG-010 em direção a Belo Horizonte, por 14km até o trevo de Três Barras. A partir daí seguir por 4 km em direção ao povoado, tomando a estrada da direita, antes da ponte que dá acesso à localidade. A estrada de terra é bastante irregular. É um atrativo bastante visitado, por sua proximidade e beleza natural.
Secretaria Municipal de Turismo
Praça João Paulo, nº 07 – Centro – CEP: 35.860-000
Telefone: (31) 3868-2223 – Telefax: (31) 3868-1219
Horário de atendimento: 8h às 17h

Fonte: Plano de Desenvolvimento Sustentável Município de Conceição da Mato Dentro (2007). Autores: Ézio Dornela Goulart e  Sociedade dos Amigos do Tabuleiro
FOTOS EM BREVE! (Participe enviando fotos deste atrativo com legenda e autor para: comunicacao@cmd.mg.gov.br)
Calendário de Eventos