AFINAL, O QUE É PATRIMÔNIO?

CMD, QUINTA-FEIRA 30.07.2020 – O que é esse tal de patrimônio que todo mundo fala por aí? Será a Igreja Matriz, o doce da Rainha, ou aquela casa que herdei dos meus pais? Vamos entender de onde vem esse conceito?

O conceito de patrimônio se ampliou muito ao longo dos anos…

Ainda no Império Romano, a maior civilização da história ocidental, o patrimônio estava ligado ao Pater Famílias, ou seja, o chefe de família era quem detinha os bens e ditava as normas e regras daquele núcleo familiar.

No século XVIII, com a Revolução Francesa (1789), após os acontecimentos que destruíram os monumentos europeus, um grupo se reuniu para discutir as primeiras legislações e medidas sobre patrimônio e preservação. Nesse contexto, patrimônio estava ligado às edificações de valor singular e sempre ligadas à elite.

Após a fim da 2ª Guerra Mundial (1945), na Conferência da Unesco de 1972, é que o conceito de patrimônio se abre para um horizonte mais amplo. É lançada a ideia de Patrimônio Imaterial: aquele que não é de pedra e cal. Que liga-se ao espiritual, ao emocional, ao cotidiano. São festas, tradições, lugares, manifestações que fazem parte da vida dos grupos e comunidades.

Assim chegamos ao conceito de patrimônio cultural. Algo material ou imaterial que tem significado na construção da identidade de um grupo. Toda patrimônio é então bem cultural.

QUAL É O SEU PATRIMÔNIO?

Então nos diga, qual patrimônio de Conceição do Mato Dentro toca mais profundamente seu coração? Qual é seu Bem Cultural preferido da nossa cidade?

➡ Poste em seu feed alguma foto que já tenha feito com seu patrimônio favorito e marque:@prefeituracmd com as hashtags #patrimoniocmd #coracaodeminasgerais. Vamos repostar em nossos perfis oficiais!

➡ Ah, a foto que acompanhar a legenda mais criativa sobre o patrimônio, segundo avaliação da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, o autor ganhará um calendário e um livro: “Conceição do Mato Dentro: A cidade da gente”.

MAS ATENÇÃO: Esta é uma campanha para nos fazer reviver a história e a cultura da nossa cidade nesse momento de tantas restrições… a visitação aos patrimônios continuam suspensas, bem como aos atrativos naturais locais.

PREFEITURA DE CMD
JUNTOS POR UM NOVO TEMPO

Curtiu? Compartilhe!

Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro-MG