Tabuleiro do Mato Dentro

Criado por meio da Lei Municipal nº 1.741 em 30 de setembro de 2003, o distrito de Tabuleiro tem 1166 habitantes (Censo 2010/IBGE) e é um dos mais visitados de nosso município. É lá que está situada a Cachoeira do Tabuleiro, a maior de Minas Gerais e a terceira do Brasil, Poço Pari e outros. Vale registrar a Cachoeira do Tabuleiro também já foi eleito por duas vezes consecutivas pelo Guia Rodas como a mais bela do país; e uma das “7 Maravilhas da Estrada Real, com mais de 40 mil votos, em concurso realizado pelo Instituto Estrada Real, órgão ligado à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Por isso, a economia do distrito, que já foi de agricultura, hoje está baseada no turismo e seus serviços diretos e indiretos.

Sobre a origem do nome, são muitas as histórias contadas. Há quem diga que a denominação está vinculada às serras que parecem tabuleiros ou aos tabuleiros utilizados no passado para o transporte de mercadorias até Conceição do Mato Dentro. Ou ainda, diz respeito aos locais de plantação – os tabuleiros. O fato é que seu surgimento está ligado com descendentes de famílias de alemães, que ocupavam a região do povoado de Cubas para trabalhar nas forjas de ferro. Hoje, toda a comunidade do lugar está inserida no desenvolvimento do turismo, principalmente o de natureza, e também na agricultura familiar, bases da economia local.

A paisagem urbana de Tabuleiro corresponde à paisagem dos antigos núcleos mineiros, com destaque para a vista da capela instalada no alto da colina. Além do interesse pela história e pelo seu pequeno patrimônio edificado, o povoado local também apresenta um grande interesse pela paisagem natural. O lazer da comunidade conta com o time de futebol (masculino e feminino) e o ecoturismo. O distrito conta ainda com uma Associação Comunitária, a Ascota.

Fontes: Relatos de antigos moradores da região; Diagnóstico socioambiental da Agenda 21 Local de Conceição do Mato Dentro – MG

Atrativos Naturais de Tabuleiro do Mato Dentro

Como chegar: Distância da sede: 20km

Curtiu? Compartilhe!