Gabinete do Prefeito

    Prefeito de Conceição do Mato Dentro: José Fernando Aparecido de Oliveira

José Fernando Aparecido de Oliveira – A trajetória política de uma nova liderança

Filho do embaixador José Aparecido de Oliveira e de Maria Leonor Gonçalves de Oliveira, José Fernando Aparecido de Oliveira ingressou na carreira política em 2001, como prefeito de Conceição do Mato Dentro, no Médio Espinhaço.

Ainda adolescente, atuou como ambientalista em defesa do meio-ambiente de seu município, quando participou da fundação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA). Anos depois, formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e foi um dos criadores da ONG Sociedade dos Amigos do Tabuleiro, que liderou o movimento pela criação do Parque Municipal do Tabuleiro, um dos maiores do Estado, com área de 3 mil hectares.

Sua gestão revolucionária como prefeito, o fez ser reeleito, e marcou a história de Conceição do Mato Dentro pela forma moderna, dinâmica, e espírito inovador com que conduziu a administração do município.

José Fernando trabalhou pelo meio ambiente e o ecoturismo na região do Médio Espinhaço, levando sempre a consciência ambiental para os municípios ao seu redor. Neste período, Conceição do Mato Dentro conquistou o primeiro lugar no ranking do ICMS cultural no Estado, superando, inclusive, as cidades tombadas pelo patrimônio histórico.

Como presidente da Associação Microrregional do Médio Espinhaço (AMME) José Fernando foi a principal figura política na idealização e articulação para a criação da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, reconhecida pela Organização das Nações Unidas para Ciência Educação e Cultura (UNESCO), em 2005. Também presidiu a Federação Mineira de Associações dos Municípios (FEMAM) e foi diretor nacional da região sudeste da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Ainda na busca pelo aperfeiçoamento da gestão municipal, ocupou o cargo de presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde Centro-Nordeste – CIS/CEN – de 2001 a 2002 e foi o fundador e primeiro diretor de Meio Ambiente da Associação Mineira dos Municípios Mineradores (AMIG).

Nas eleições de 2006, com apenas 32 anos de idade, foi eleito deputado federal pela primeira vez. José Fernando foi membro titular das Comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN); Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO); e da Subcomissão Especial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (SUBCOPLP). Também foi membro suplente das Comissões de Educação e Cultura; e Minas e Energia.

O municipalismo, a inserção regional e a defesa de um novo Pacto Federativo, mais transparente e igualitário, sempre foram preocupações do deputado, que despontou como liderança reconhecida e atuante na Câmara Federal.

Reconhecido defensor da Cultura, presidiu a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura no período de novembro de 2007 a agosto de 2009. Além disso, foi o relator da PEC nº 150, que destina recursos para a área cultural, fixando 2% do orçamento geral da União; 1,5% do estadual; e 1% do municipal para o setor, aprovada na Comissão Especial. Também foi Presidente da Subcomissão de Minas e Energia, na qual tramita o Projeto de Lei 1453/2007, que regulamenta a participação dos municípios, estados e União na compensação financeira (royalties) pela exploração mineral.

Ainda no primeiro ano como deputado federal, elegeu-se presidente do Partido Verde de Minas Gerais, permanecendo no cargo até agosto de 2009, no qual desempenhou brilhante trabalho em prol da ampliação e do fortalecimento da legenda em Minas Gerais.

José Fernando Aparecido de Oliveira tem um filho, José Fernando Aparecido de Oliveira Filho.

Medalhas

*Ordem do Mérito Legislativo do Estado de Minas Gerais
*Medalha da Inconfidência
*Medalha Santos Dumont – graus bronze e prata
*Medalha Presidente Kubitschek
*Medalha Aleijadinho – Ouro Preto

Curtiu? Compartilhe!

Calendário de Eventos