Notícias por área:

Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

As festas do Rosário acontecem em Minas Gerais desde os primórdios do seu povoamento. É uma tradição mantida desde o tempo dos escravos e que se compõe de cortejos, desfile de rei e rainha, bandas musicais e as danças dos grupos de marujadas que passam o dia a cantar e dançar pelas ruas da cidade. Durante o seu ciclo, acontece o chamado Reinado, que a cada ano é conduzido por um rei e uma rainha (eleitos no ano anterior) e sua corte. As guardas estão representadas nos diversos folguedos folclóricos que saem em cortejo pelas ruas da cidade.

Fotos antigas da Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

A irmandade, sob vocação de Nossa Senhora do Rosário, é a mais antiga da cidade (1723) e surgiu antes mesmo da criação da vigária em 1752. A irmandade foi se desarticulando depois de muitas dificuldades e, hoje, a comunidade assumiu a Festa do Rosário dos Pretos.

Os grupos apresentam-se distinguindo uns dos outros pelas coreografias, instrumentos e pela música que executam durante o louvado. Estas ainda são acrescidas por espetáculos pirotécnicos e levantamento de mastros com as bandeiras de Nossa Senhora.

O evento tem ornamentação, culinária típica, música, dança e diversas apresentações dos folguedos folclóricos como o congado, catopé, marujada, candomblé. Acontecem também a procissão, bênçãos, missas solenes, “tocadores de pipiruí” – pífanos e tambores. A Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos acontece sempre no dia 1° de janeiro, sendo o rei e a rainha responsáveis pela organização do evento.

Fotos da Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Fotos da Marujada de Conceição do Mato Dentro

Fonte: Plano de Desenvolvimento Sustentável Município de Conceição da Mato Dentro (2007). Autores: Ézio Dornela Goulart e  Soceidade dos Amigos do Tabuleiro

Fotos de Conceição do Mato Dentro