Notícias
Notícias por área:
Notícias por data:

Com regulação, empresas tornam-se amigas do meio ambiente

O trabalho dedicado e comprometido da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana continua obtendo sucesso nos processos de licenciamento ambiental dos empreendedores. Oriundos daqui ou de outros locais, todos serão sempre muito bem-vindos ao trazer novos arranjos produtivos para o município, mas sempre se deve atentar para as regulações do uso e ocupação do solo que têm como principal premissa proteger e preservar o meio ambiente e, consequentemente, proporcionar qualidade de vida. E assim, oficializou-se ontem a concessão de licenciamento à empresa Univale.

Há dois anos atuando em Conceição do Mato Dentro, a Univale, empresa de transportes, responde pelo seu potencial poluidor causado pelas atividades viárias (efluentes atmosféricos), garagem, lava-jato e mecânica (efluentes contaminados). Com as orientações da SMAGU, tudo foi adequado às normas do município, garantindo impacto ambiental mínimo e contrapartidas que beneficiam a gestão ambiental.

Para a Univale, estipulou-se, como contrapartida, a concessão de um computador, dois GPS e uma motocicleta que auxiliarão nos trabalhos da SMAGU. Equipamentos estes definidos democrática e criteriosamente em âmbito do CODEMA – Conselho Municipal de Defesa e Proteção do Meio Ambiente.

O secretário Sandro Lage explica que o licenciamento ambiental é um processo que não finda. Estará sempre em constante acompanhamento pela Prefeitura e pelo CODEMA. E que esse controle, além de assegurar boas condutas, constrói um banco de dados para a análise ambiental, avaliação econômica e gestão do desenvolvimento municipal.

“Temos o interesse na parceria, instruindo sempre o empreendedor e trocando o ‘não pode’ pelo ‘como pode’. Isso porque nosso objetivo não é impedir que Conceição amplie o leque de atividades econômicas, mas que estas sejam realizadas com rigor à lei e, sobretudo, com consciência sócio ambiental”, declarou Sandro.

Seja você também um bom empreendedor. Entre em contato com a SMAGU e saiba à que tipo de licenciamento o seu empreendimento corresponde. Ligue 3868-2431 ou envie um e-mail para meioambiente@cmd.mg.gov.br. A Prefeitura quer lhe ajudar e quer também a sua ajuda para cuidar de Conceição.

univale

Curtiu? Compartilhe!

Calendário de Eventos