Notícias por área:

Por que Conceição do Mato Dentro?

Foto: Acervo Histórico Celso Cirino

Olha só, a origem do nome é muito interessante e passa pela fé e história de duas virgens. A virgem Conceição, por ser a santa escolhida como padroeira da cidade, e a “mata virgem”, que os índios chamavam caa-eté, que significa mata virgem. Daí, a expressão “mato dentro”. Juntando as duas, passou a se chamar Conceição do Mato Dentro. Dentro também do coração. A propósito, tem lugar melhor para guardar uma cidade e uma gente tão bonita?

A emancipação de Conceição do Mato Dentro

No dia 23 de março de 1850, o arraial foi elevado à vila com a denominação de Conceição. A elevação à cidade aconteceu em outubro de 1851, desta vez, com o nome de Conceição do Serro. Já em 31 de dezembro de 1943, por meio do decreto-lei nº 1058, passou a se chamar Conceição do Mato Dentro.

Fotos de Conceição do Mato Dentro
Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro-MG