Notícias
Notícias por data:
Institucional
Utilidade Pública

CMD é anfitrião em evento sobre defesa civil

Conceição do Mato Dentro sediou ontem (13) a 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil do Médio Espinhaço, organizada pela AMME – Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Espinhaço em parceria com a Prefeitura Municipal de CMD. Participaram do evento os municípios de Congonhas do Norte, Dom Joaquim, Jaboticatubas, Morro do Pilar, Santana do Riacho, além do anfitrião, os quais contaram com a colaboração do Corpo de Bombeiros Militar e a presença da Polícia Militar e Polícia Florestal. Um momento tido pelo prefeito de CMD, Reinaldo César de Lima Guimarães, como o pleno exercício da cidadania.

Os municípios reunidos comungam de problemas semelhantes causados pelos impactos sociais e ambientais advindos da exploração do minério e da pressão do desenvolvimento do vetor norte, ficando cada vez mais vulneráveis e enfraquecidos perante situações de conflito e desastre. Segundo Reinaldinho, este novo ciclo foi trazido sem planejamento e hoje esta região é a mais esquecida pelo Estado de Minas Gerais, o que impulsiona as prefeituras a construir uma política de regionalização. “Estamos unidos justamente porque percebemos o quanto estamos ‘jogados’”, disse o prefeito, apontando esta reunião como um ato de solidariedade e prática da cidadania.

A 1ª Conferência trouxe à sociedade civil, ao poder público, aos conselhos e à sociedade científica a reflexão sobre como se tornar um município resiliente, ou seja, um município com uma forte política de prevenção que é capaz de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente de casos de desastres, sejam estes de causa natural, humana ou mista. Sobre este assunto, falou aos conferencistas o 1º Tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Filipe Silvano Andrade.

Bolsista da JICA – Japan International Cooperation Agency (Agência Internacional de Cooperação do Japão), o Tenente Silvano voltou recentemente da Ásia com dados e informações surpreendentes coletados num país onde se tem terremotos diariamente e é eminente o risco de tsunamis. Mesmo assim, as pessoas vivem tranquilas e o país se recupera rapidamente de grandes tragédias. Reações que se devem às ações preventivas que além de refletir na educação do povo, gera um custo 6X menor para o governo em relação às políticas de reconstrução.

Segundo o Tenente, em Minas Gerais existe 1,5 bombeiro para cada 5 mil habitantes. Assim sendo, em Conceição do Mato Dentro esta proporção representa apenas 4 bombeiros para toda a população. Daí a necessidade de o município se fortalecer e organizar um sistema de proteção e defesa civil para mitigação dos riscos e controle de situações dramáticas quando estas surgirem. Portanto, deve-se considerar o sistema RRD – Redução de Riscos de Desastres, que tem como características fazer parte das políticas de desenvolvimento e planejamento urbano, a descentralização das responsabilidades e recursos e a ampla participação da comunidade. Sobre isto, ele ressaltou que no Japão a maior parte dos resgates é feita pela sociedade civil.

Riscos em CMD
Para o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de CMD, Sandro Lage, pensar em como ocupar o território de maneira mais organizada é o primeiro passo para promover mais qualidade de vida e segurança. As inundações ainda são o principal motivo de alerta e por isso a importância de se respeitar as áreas de conservação do município, como o Parque Municipal do Tabuleiro, a Serra da Ferrugem, o Parque Salão de Pedras e a Serra do Intendente. Terrenos como estes ajudam no escoamento e drenagem das águas, diminuindo os riscos de perdas humanas e materiais. Porém, o município hoje enfrenta uma problemática causada pelas ocupações irregulares que, por estarem em locais inapropriados às construções, ficam vulneráveis à abertura de crateras, deslizamentos e enchentes.

Acidente X Desastres
A diferença entre acidente e desastre está em sua proporção, porém um simples acidente pode agravar ou mesmo se tornar um desastre se não forem tomadas as medidas corretas de socorro. Por exemplo: o uso incorreto do extintor pode alastrar o fogo ou a tentativa de um salvamento virar em afogamento.

Portanto, deve-se ter muito cuidado e atenção diante de situações assim. Se você não sabe como proceder diante do ocorrido, ligue para o Corpo de Bombeiros no 193 ou acione os agentes da defesa civil que poderão lhe instruir sobre o que se deve fazer enquanto eles não chegam ao local.

Conferência Estadual
Entre os conferencistas, foram eleitos para participar da Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil: como representante do poder público e agentes de defesa civil, Lairton Divino de Almeida, Secretário de Meio Ambiente de Jaboticatubas; representando a sociedade civil, Eliete Pinto dos Santos, de Jaboticatubas; os conselhos profissionais e de políticas públicas, Wagner de Andrade Marinho; e da comunidade científica, Divamara Rago de Oliveira.

A conferência estadual acontece nos dias 8 e 9 de abril em Belo Horizonte.

O Prefeito Reinaldinho e autoridades dos municípios participantes

O Prefeito Reinaldinho e autoridades dos municípios participantes

IMG_5141

1º Tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Filipe Silvano Andrade

1º Tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Filipe Silvano Andrade

Sandro Heleno Lage, Secretário de Meio Ambiente de CMD

Sandro Heleno Lage, Secretário de Meio Ambiente de CMD

Curtiu? Compartilhe!

Calendário de Eventos