Conceição do Mato Dentro

Verão começa com reabertura dos acessos às cachoeiras do Tabuleiro e Rabo de Cavalo

Recuperação das trilhas é fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal e a Anglo American, que promoveu a readequação da infraestrutura dentro de um conceito mais moderno de sinalização e segurança. A reabertura acontece nesta quarta-feira

O verão começou de um jeito especial para Conceição do Mato Dentro, cidade do interior de Minas, considerada a capital mineira do ecoturismo. É que no dia 20 de dezembro, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro e a Anglo American inauguram as trilhas de acesso ao poço da cachoeira do Tabuleiro e à cachoeira Rabo de Cavalo, recuperadas e adaptadas a uma concepção mais moderna de sinalização e segurança.

A cerimônia de inauguração dos dois acessos aconteceu às 14h, na sede do Parque Natural Municipal do Tabuleiro, a cerca de 19 quilômetros do centro de Conceição do Mato Dentro.

A atividade turística é um segmento importante na economia de Conceição do Mato Dentro e região, que, graças às suas muitas cachoeiras e formações rochosas, tem vocação nata para o ecoturismo e o turismo de aventuras. Com a recuperação das trilhas, a ideia é tornar ainda mais atrativa a visita a esses monumentos naturais tão conhecidos na cidade.

A cachoeira do Tabuleiro é o mais conhecido cartão-postal da região de Conceição do Mato Dentro. Trata-se da mais alta cachoeira do Estado e a terceira do Brasil, com 273 metros de queda d’água livre, altura equivalente a um edifício de 91 andares. A força da água abriu um poço com cerca de 20 metros de profundidade, em meio a uma área de visual arrebatador, caracterizado pela beleza da queda d’água, o verde da vegetação abundante e pelas instigantes e desafiadoras formações rochosas do entorno.

A Tabuleiro estava com acesso fechado desde maio deste ano, quando a Prefeitura decidiu interditá-la para obras de readequação das trilhas, executadas pela Anglo American. A mineradora cuidou da implantação de novos corrimãos pontes, escadarias e placas sinalizadoras, além de refazer toda a drenagem do terreno, já que a temporada de chuvas começou.

De acordo com o Prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando Aparecido de Oliveira, “o acontecimento é um marco de importância singular para o desenvolvimento do turismo sustentável no município”.

Segundo o analista de Meio Ambiente da Anglo American, Josimar Gomes, as trilhas já estão prontas para receber os visitantes. “Os últimos detalhes foram finalizados nas duas últimas semanas e foi feita uma vistoria completa”, explica.

O acesso para a cachoeira Rabo de Cavalo está liberado ao público desde julho.“A trilha já está aberta e recebendo os visitantes”, comenta Josimar.

O projeto em questão também incluiu a nova sinalização da Estrada do Charco, uma via de acesso que liga as cachoeiras Rabo de Cavalo e Tabuleiro. Com as novas placas, o caminho poderá ser melhor utilizado pelos turistas, tanto para percursos a pé quanto de bicicleta. Está sendo finalizada, também, a sinalização da “Estrada Ecológica”, ao longo da MG-010, com placas indicativas dos atrativos naturais e culturais da região. Para o próximo ano, um dos principais projetos da Prefeitura em parceria com a mineradora para o turismo da região é a construção de uma rampa de voo livre.

Gestão 2017 | 2020 – Juntos por um novo tempo.