Notícias
Notícias por data:
Institucional
Utilidade Pública

CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO CONQUISTA O 4º LUGAR NO ICMS CULTURAL

Mais uma vez, Conceição do Mato Dentro mostra a importância de investir no patrimônio histórico e cultural

CMD, SEGUNDA-FEIRA 29.06.2020 – A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro vem trabalhando ano a ano com a valorização e preservação dos patrimônios culturais materiais e imateriais do município. Como resultado destes esforços, em 2019 conquistamos o 5º lugar e este ano atingimos a 4ª colocação entre os mais de 800 municípios mineiros que investiram no Patrimônio Cultural local.

O ICMS Patrimônio Cultural é um programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural do Estado, por meio de repasse de recursos para municípios que preservem seu patrimônio e suas manifestações culturais através de políticas públicas relevantes. Todos os anos, por meio de documentação enviadas pelos agentes públicos municipais, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), que faz a gestão do programa, analisa e pontua cada município pelas ações desenvolvidas em defesa do patrimônio cultural.

Lembrando que neste ano de 2020, o Programa completa 25 anos de existência e alcança uma marca importante para o estado de Minas Gerais, estado pioneiro nessa política, que já soma quase cinco mil bens culturais – materiais e imateriais – reconhecidos em todas as regiões.

Conceição do Mato Dentro participa do programa desde 1990. Com os recursos destinados no ano de 2019, foram feitas ações de registro de bens imateriais como a Celebração do Jubileu São Miguel e Almas, a Festa de Nossa Senhora do Rosário, o registro do modo de fazer do nosso Pastel de Angu, além de serem realizadas diversas atividades de Educação Patrimonial para a população.
Ressaltamos que a participação da comunidade e do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural (CONDEPA) do município foram primordiais para fomentar as políticas públicas no setor e alcançar esta colocação.

PREFEITURA DE CMD
JUNTOS POR UM NOVO TEMPO

Curtiu? Compartilhe!

Calendário de Eventos