Notícias
Notícias por data:
Institucional
Utilidade Pública

JUBILEU DO SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS: UMA DAS MAIORES FESTAS DE ROMARIA DO PAÍS COMEÇA HOJE

Além da programação religiosa, o município recebe a tradicional cavalgada e shows das duplas Maiara & Maraísa, César Menotti & Fabiano e Padre Alessandro

As palavras fé e graça movem cerca de 60 mil fiéis de todos os cantos do país a participarem, em Conceição do Mato Dentro, do Jubileu do Senhor do Bom Jesus de Matosinhos, uma das maiores festas de romaria do Brasil. Este ano, a 232ª edição do evento, que acontece entre os dias 13 e 24 de junho, terá como tema: “Que o Senhor Bom Jesus nos liberte pelo direito e pela justiça” e contará com programação diária realizada pela Igreja Católica.

Além dos momentos de devoção, paralela às atividades da Igreja, também acontecerá pelas ruas do município a 29ª edição da Cavalgada do Jubileu, 2ª maior cavalgada do Brasil, no sábado (15). A festividade que já é marca registrada na história de Conceição do Mato Dentro é promovida pela Prefeitura Municipal. Tradicionalmente, os cavaleiros e amazonas que saem de várias regiões do Brasil, munidos e movidos pela fé, buscam receber as bênçãos do Bom Jesus, concedida durante o Jubileu do Senhor do Bom Jesus de Matosinhos.

De acordo com o prefeito Zé Fernando, a prefeitura está à disposição da paróquia para dar suporte à programação religiosa do Jubileu e, ainda, dá boas-vindas aos visitantes. “Além dos conceicionenses que participam fielmente do evento, esperamos receber pelo menos mais 30 mil pessoas em nosso município. A prefeitura dará todo apoio devido com sinalização adequada e patrulhamento da guarda municipal nas ruas para garantir a segurança dos romeiros. Que os visitantes possam ser acolhidos e muito bem-vindos à nossa cidade”, ressaltou Zé Fernando.

Para quem gosta de música sertaneja, a 29ª Cavalgada do Jubileu será palco para os shows de Maiara & Maraísa (14), César Menotti & Fabiano (15) e Padre Alessandro (16). O público também poderá conferir apresentações de artistas locais como o grupo Violeiros do Espinhaço e a banda de Samuel Loureiro. Os shows vão acontecer a partir das 21h, no Campo de Aviação. A entrada será por meio da doação de 2 kg de alimentos não perecíveis que devem ser trocados por ingressos na Secretaria de Turismo, na praça da Saudade, ao lado do Trailer do Bocha.

A secretária de Turismo, Rejane Otoni, comemora a projeção de Conceição do Mato Dentro no calendário de grandes eventos do estado e do Brasil. “Atualmente, o Jubileu é uma das maiores festas de romaria do país e essa informação, além de nos deixar lisonjeados, enaltece o nome da cidade. Separadamente da programação da Igreja, como de costume, estamos preparando uma grande festa com artista de renome, sem deixar de prestigiar a cultura local. Temos certeza, que assim como nos anos anteriores será um sucesso”, ressaltou a secretária.

Além dos momentos de religiosidade e festivos que acontecem no período, Rejane Otoni convida os visitantes a passearem pela cidade. “O turista pode aproveitar para conhecer toda exuberância que Conceição do Mato Dentro dispõe com suas cachoeiras e outros atrativos para os amantes do ecoturismo”, finalizou.

TRADIÇÃO DESDE 1787

Quando as barraquinhas montadas na rua Prefeito José Pires Carneiros, que fica entre a avenida principal da cidade e a Igreja Bom Jesus Matosinhos, começam a colorir a cidade é sinal de que o Jubileu do Senhor do Bom Jesus de Matosinhos está se aproximando.

E é assim desde 1787, ano que se iniciou o Jubileu. Além dos milhares de romeiros que se instalam na colina do Santuário para agradecer, pagar promessas ou rezar ao Bom Jesus, vários comerciantes de diversos lugares e produtores locais expõem seus produtos com preços atrativos na conhecida “rua do Brejo”, próxima ao Santuário.

O Jubileu do Senhor do Bom Jesus de Matosinhos é fé, graça, devoção e tradição.

Confira o depoimento do prefeito Zé Fernando em nosso Facebook: https://www.facebook.com/prefeituracmd/videos/2087579768037713/

Curtiu? Compartilhe!

Calendário de Eventos