Notícias
Notícias por data:

Leia, na íntegra, discurso de posse do prefeito de Conceição do Mato Dentro

Os sonhos não envelhecem….
Os sonhos puros e ingênuos de uma criança que sonha na construção de um futuro melhor,
De um adolescente que faz suas escolhas para construir um outro mundo possível,
De um jovem que luta contra as contradições e injustiças da vida contemporânea
De um adulto que se alimenta de sonhos passados para encontrar sua identidade,
De um idoso que se renova porque os sonhos não envelhecem.

E é assim, com a esperança da criança, a determinação do adolescente, a irreverência do jovem, a confiança de um adulto e a experiência dos idosos que me apresento aqui como representante eleito por esta comunidade. Para procurar sustentar o sonho de todos nós de uma Conceição do Mato Dentro melhor, melhor para se ver, para se viver, para sonhar.

Cidade sonhada desde o tempo de nossos antepassados que tanto nos honram por sua trajetória pelo bem de nosso município, como Joaquim Bento Carneiro, Dr. Jorge Safe, Augusto Costa, Dr. Duarte, Seu Niquinho, Frei Vicente de Licodia, Bruno Pires, Dr. Osmar, José Mascarenhas, Geraldo Pereira, José Aparecido de Oliveira e tantos outros dos quais não posso deixar de lembrar, e de forma especial do meu saudoso e querido pai Dr. Juvêncio, grande exemplo e fomento de tantos sonhos. Homens que nos deixaram legados de moral, civismo, cidadania, honestidade e grandeza, que procurarei seguir em nosso mandato, resgatando a credibilidade dos políticos de nossa terra.

Assumo a prefeitura de Conceição certamente no momento mais conturbado pelo qual passa nosso município, após longo período de instabilidade política, da chegada da exploração minerária e todas as consequências que ela acarreta, tornando maiores os desafios que já são naturais em uma gestão municipal, nos exigindo maior responsabilidade diante de tantos sonhos que temos para nossa cidade.

Acreditando que os sonhos, as utopias, mesmo que distantes orientam e fortalecem o nosso caminhar. Estou confiante em dizer que me sinto bem preparado para o grande desafio que hoje assumo, de ser um gestor municipal. Conhecemos hoje os problemas da cidade e de todos os distritos de forma muito mais apurada e abrangente, procurando encará-los não como dificuldades que nos paralisam, mas pelo contrário, como desafios, como questões que embasarão o nosso planejamento.

Já temos trabalhado, não no sentido de politicagem partidária de tirar ou colocar este ou aquele funcionário por sua opção partidária, mas por sua opção política no sentido mais abrangente da palavra, que inclui o seu compromisso com a cidadania, com o bem coletivo.

Nascido em Conceição, aqui criado, desde a minha juventude escolhi aqui viver e realizar meus sonhos, mais do que os meus pessoais, os que sonhei coletivamente com tantos companheiros, amigos, familiares, os que compartilho com vocês, de uma cidade que tem a beleza e a tranquilidade do passado aliados ao desenvolvimento sustentável. Que proporcione o bem-estar ambiental e social de quem aqui vive e trabalha. Uma cidade que se organize, pautada pela qualidade de vida de seus cidadãos desde o planejamento urbano e ambiental à consolidação das políticas públicas de educação, saúde, trabalho, lazer, cultura e esporte. Uma cidade onde seja soberana a nobreza dos sentimentos de solidariedade, de cidadania, de respeito, de vida em comunidade.

E os sonhos coletivos nos exigem atitudes coletivas, compartilhadas, e é por isso a nossa proposta de uma gestão participativa, que, baseada na escuta das críticas, conselhos, sugestões e opiniões, venham ao encontro das demandas da população.

Estou prefeito há um ano, e em curto espaço de tempo tenho enfrentado desafios que se tornaram imensos na administração municipal, reconhecendo-os, avaliando-os, e procurando soluções coletivamente, algumas de forma imediata e outras no longo prazo que elas exigem. Reconheço e também lamento, como a maioria, que as soluções muitas vezes não sejam tão rápidas como desejamos. Mas às vezes o tempo da gestão é outro. A complexidade das questões, a seriedade com o dinheiro público e a definição de prioridades comprometem o andamento de operações que a olhos de outros parecem simples e corriqueiras.

Ressalto que conseguimos, neste período, avançar em todas as áreas de governo, desde os incrementos nas questões de saúde, urbanismo, educação, estradas, cultura, esportes e também nas negociações e parcerias com as empresas que irão explorar o minério de Conceição. Acreditamos que o gestor público não pode – e não deve – prescindir de todas as parcerias e planejamento voltados para a população, principalmente a mais vulnerável socioeconomicamente.

A história de Conceição inicia no século XVIII com a exploração mineral, em uma região de grande beleza natural. Aliando-se a construção de belos casarios de grande riqueza colonial, desde o início Conceição apresenta a vocação minerária e turística, que, embora aparentemente contraditórias, se apresentam séculos depois como o grande desafio de que possam conviver juntas. Se por um lado as perspectivas financeiras são mais promissoras, por outro lado as questões ambientais, socioculturais são alvo de grande preocupação e nos exigem postura ética, firme e transparente.

A história de nossa cidade, suas raízes, suas tradições, fazem de todos nós conceicionenses corresponsáveis pelo futuro de nossa Conceição, e agradeço a Deus e todos que nos possibilitaram neste período eleitoral ter a oportunidade de realizar os nossos sonhos à frente do município. Entre eles, o destaque para meu grande companheiro de chapa, o vice-prefeito Beto, que já traz em sua bagagem a herança política de seu pai, fazendo valer juntos uma união feita anos atrás entre nossos pais, o Dr. Sebastião e Dr. Juvêncio – homens, que mesmo com suas diferenças, tiveram a grandeza de renunciá-las por um bem maior do município de Conceição do Mato Dentro.

Ressalto as alianças partidárias feitas entre os companheiros dos partidos do PMDB, PT, PDT e PSDB, sem as quais não haveríamos obtido o sucesso nas eleições e com os quais pretendemos dividir a nossa gestão. Agradeço especialmente os candidatos a vereadores, eleitos ou não, que nos apoiaram.

Foi decisivo também em nossa opção ao assumir esta candidatura, o compromisso com esta cidade, reforçado na presença forte e decidida de minha mãe, minha companheira Marisa, minhas filhas Esthefânia e Hortênsia, todos os meus familiares e amigos, e a memória de minha saudosa Julia, com quem sonhei todo o retorno de minha vida à Conceição do Mato Dentro, pensando em nossa contribuição na construção de um futuro digno e melhor para se viver em nossa terra.

Quero neste momento também cumprimentar a todos os vereadores eleitos, com quem trabalharei nos próximos anos, desejando que possamos juntos realizar os sonhos de todos nós conceicionenses, pois os sonhos não envelhecem e, com certeza, não morrem.

Muito obrigado a todos.

Curtiu? Compartilhe!

Calendário de Eventos