PREFEITURA FINALIZA SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO DOS POÇOS ARTESIANOS ATIVOS NO MUNICÍPIO

CMD, QUARTA-FEIRA 14.08.2019 – A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro realizou nos dois últimos meses as manutenções essenciais para o bom funcionamento dos cinco poços tubulares ativos responsáveis pelo abastecimento de água em alguns distritos e povoados. As manutenções incluem limpeza por meio de compressor, desinfeção e desincrustação (remoção de impurezas aderidas às paredes internas da tubulação) com produtos químicos específicos.

A engenheira sanitarista da prefeitura Jacqueline Chaves, informa que as limpezas vão ocorrer uma vez ao ano para manter o bom funcionamento dos poços, para evitar que resíduos entrem na bomba, ocasionando a queima do mesmo. “Também realizamos os testes de bombeamento por um período de 24 horas. Durante as operações fizemos análises e registros para determinar a vazão exata de cada poço e demais informações como nível d’água estático e dinâmico. Esses dados são fundamentais para verificar se a profundidade de instalação das bombas submersas estão adequadas”, detalhou a engenheira sanitarista.

Jacqueline Chaves esclarece ainda que outro serviço está em andamento: “é a tentativa de recuperação do poço artesiano localizado no distrito de Córregos, que também passou por teste de bombeamento.“ Além desses serviços, estão sendo executadas as lajes de proteção para assegurar que águas poluídas não entrem no poço e pintura do revestimento”, explicou.

De acordo com a engenheira sanitarista, com os serviços executados pretende-se evitar riscos de desabastecimento ocasionados pela queimas das bombas “e também garantir que os moradores de Costa Sena, Capitão Felizardo, Brejauba e a comunidade quilombola do Burado continuem sendo beneficiados com água de qualidade e quantidade suficiente”, finalizou Jacqueline.