Notícias
Notícias por data:

PREFEITURA FAZ MAPEAMENTO DE ÁREAS DE RISCO DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO E OFERECE CURSO DE CAPACITAÇÃO

A Defesa Civil de Conceição do Mato Dentro, junto com o CPRM Serviço Geológico do Brasil, está fazendo o Mapeamento das Áreas de Risco do município, uma ação preventiva que integra o Plano de Redução de Riscos de Desastres. Além disso, nos próximos dias 15 e 16, quarta e quinta-feira, será realizado o Curso Básico de Percepção de Risco Hidrológico e Geológico para profissionais que atuam na área. As inscrições devem ser feitas pelo site www.doity.com.br (veja anexo). A capacitação é gratuita e será realizada na Câmara Municipal de Conceição do Mato Dentro. O número de vagas é limitado.
O último mapeamento de área de risco foi realizado em 2012. “Mas o município passou por muitas mudanças nos últimos anos e verificamos a necessidade de fazer novamente este levantamento”, informou Júlio César Ferreira, diretor de Proteção e Defesa Civil. O mapeamento começou na última terça-feira, dia 7 de agosto, e segue até o dia 14. Já no dia 15 e 16 acontece a capacitação.

AÇÕES DO PLANO DE REDUÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES EM CMD ESTÃO EM ANDAMENTO
• Mapeamento das Áreas de Risco do município com vistoria in loco tanto na sede quanto na zona rural; (EM ANDAMENTO)
• Cadastro Multifinalitário, cada moradia do município está sendo visitada. Nesse trabalho será identificada a infraestrutura da residência, do terreno e o perfil socioeconômico do morador; (EM ANDAMENTO)
• Execução da Carta de Suscetibilidade para identificação dos Riscos Hidrológicos e Geológicos do município; (INÍCIO EM 2019)
• Instalação da Base Operacional da Defesa Civil, no Aeroporto de Conceição do Mato Dentro, com a estruturação do sistema: compra de viaturas e de mobiliário, além da contratação de pessoal e implantação de central telefônica; (EM ANDAMENTO)
• Criação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUPDEC), capacitando pessoas em todos os cantos do município. (A PARTIR DE 2019)

PIONEIRISMO
Conceição do Mato Dentro está na vanguarda quando o assunto é prevenção. A Defesa Civil Municipal foi instituída pela Lei Municipal 17.043/2003, na primeira gestão do prefeito Zé Fernando. Isso aconteceu nove anos antes de o país criar a Lei 12.608/2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. “Nossa lei foi criada nove anos antes da nacional, mas está totalmente alinhada com a Política Nacional”, declarou Júlio.

Júlio César, da Defesa Civil de CMD, com integrantes do CPRM, que
estão fazendo o mapeamento das áreas de riscos do município

Curtiu? Compartilhe!

Calendário de Eventos