PREVENÇÃO: NOVEMBRO AZUL E DEZEMBRO VERMELHO SÃO TEMAS DE ENCONTRO DA SAÚDE

CMD, SEGUNDA-FEIRA 02.12.2019 – Como forma de conscientizar e prevenir a população sobre o “Novembro Azul” e “Dezembro Vermelho”, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro realizou na manhã da última sexta-feira (29/11), um encontro na Câmara Municipal.

Com a presença da comunidade e profissionais da saúde, a médica do município Drª Daniela Antunes e a acadêmica em medicina Juliana, que compõe o quadro dos alunos do programa “Internato Rural”, convênio entre a prefeitura e a UFMG, falaram sobre a saúde do homem, a prevenção e conscientização do câncer de próstata e também sobre o combate ao vírus da Aids.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde Marizélia Radicchi, os temas são muito pertinentes e alertam a população. “Muitos homens se sentem constrangidos quando falamos da necessidade do exame de próstata. Porém, o exame de toque retal e o PSA são necessários para a prevenção ao câncer de próstata. O diagnóstico precoce aumenta, em até 90%, as chances de sucesso no tratamento. O câncer de próstata é a 2° causa de morte por câncer em homens”, disse a secretária.

“Já o dezembro vermelho conscientiza sobre tratamento e prevenção ao HIV/Aids e outras infeções sexualmente transmissíveis. A Secretaria Municipal de Saúde habitualmente realiza ações de promoção e prevenção junto a população, além de exames e testes rápidos. Durante a campanha do dezembro vermelho as ações estão sendo intensificadas”, acrescentou Marizélia Radicchi.

A ação do Novembro Azul e Dezembro Vermelho é uma realização da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Câmara Municipal.