Notícias
Notícias por data:

TAPUMES SÃO RETIRADOS E MATRIZ RESTAURADA ESTÁ PRESTES A SER ENTREGUE À CMD

CMD, QUARTA-FEIRA 19.09.2018 – Os tapumes no entorno da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição foram retirados. As obras de restauração estão na fase final e, em breve, a igreja estará pronta para ser entregue à população de Conceição do Mato Dentro, após quase 15 anos fechada. A data programada para a reabertura da igreja, com sua consagração pelo arcebispo Dom José Darci Nicioli e pelo padre João Evangelista, está marcada para o dia 8 de dezembro, dia do aniversário do município. “A restauração e a reabertura da igreja são um dos maiores presentes que o município, ou melhor dizer o país, irá receber. Com 303 anos, a matriz é um dos bens históricos nacionais mais relevantes”, declarou o prefeito Zé Fernando. Segundo a secretária de Cultura e Patrimônio Histórico, Silvana Lages, esta restauração é uma referência na área. “Foram descobertas pinturas raras e que já estão sendo alvo de estudo”, informou a secretária.
A restauração está sendo feita pela empresa Cantaria Conservação e Restauro, contratada pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição. A obra está sendo custeada pela mineradora Anglo American por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público, pela Paróquia e pela Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro. Estão sendo investidos cerca de R$ 10 milhões, um dos maiores aportes já feitos em obras de restauração.
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1948 . Ela foi construída por iniciativa do bandeirante Gabriel Ponce de Leon. Foram quase 100 anos para a obra ser concluída. Em 1703, Ponce de Leon mandou trazer de Itu, em São Paulo, a imagem da Nossa Senhora da Conceição, que é padroeira da cidade. Também a imagem está passando por um processo de restauração.
De estilo barroco, a matriz é composta de nave, capela mor e duas sacristias laterais. Filia-se ao partido tradicional das matrizes mineiras da primeira metade do século XVIII, apresentando torres salientes em relação ao corpo da igreja. A estrutura é em madeira, pedra e terra (adobe). Os trabalhos de restauração começaram no final de 2012, incluindo tanto a restauração arquitetônica quanto os elementos artísticos.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CMD
JUNTOS POR UM NOVO TEMPO

Curtiu? Compartilhe!

Calendário de Eventos