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Chefia de Gabinete

Apresentação

A Chefia de Gabinete tem por finalidade assessorar e representar o Prefeito, de forma direta e imediata, nas questões políticas e institucionais; acompanhar os projetos em tramitação na Câmara Municipal; desempenhar missões específicas, formais e expressamente atribuídas por meio de atos próprios, despachos ou ordens verbais; além de promover a publicidade institucional e difundir as potencialidades do município, entre outras atribuições.

  • CHEFE DE GABINETE: Maria de Lourdes Simões

    Rua Daniel de Carvalho, nº 161 – Centro – CEP: 35.860-000
    Tel.: (31) 3868-1169
    Fax: (31) 3868-1098
    E-mail:gabinete@cmd.mg.gov.br
    Horário de atendimento: 9h às 18h
    Intervalo: 12h às 14h

À Chefia de Gabinete compete:

 

  • cumprir e fazer cumprir as normas vigentes na administração municipal;
  • promover cooperação técnica e intercâmbio com órgãos e entidades públicos e privados, em assuntos ligados ao interesse econômico do Município;
  • dar apoio aos órgãos da Prefeitura, na negociação de programas e projetos e na captação de recursos para o Município;
  • articular e negociar na captação de recursos e assistência necessários ao desenvolvimento de planos, programas e projetos municipais, junto a órgãos, entidades e instituições nacionais ou internacionais;
  • incumbir-se da negociação de programas, projetos e recursos de interesse do Município, junto a órgãos e entidades federais, estaduais, municipais e internacionais;
  • prestar assessoramento direto e imediato ao Prefeito;
  • secretariar o Prefeito;
  • assegurar ao gabinete a viabilização e disciplina das audiências;
  • elaborar e controlar a agenda do Prefeito;
  • desenvolver atividades de atendimento e informação ao público e autoridades;
  • acompanhar, juntamente com o Procurador do Município, projetos em tramitação na Câmara Municipal;
  • coordenar e executar a programação de audiência, entrevista, reuniões, atividade de representação social de interesse do Prefeito;
  • desempenhar missões específicas, formais e expressamente atribuídas através de atos próprios, despachos ou ordens verbais;
  • redigir exposição de motivos, ofícios, cartas de interesse da administração;
  • estabelecer normas e diretrizes para controle de correspondências, leis, decretos, portarias, ofícios e arquivo, no âmbito da Secretaria;
  • controlar o recebimento e expedição de correspondência;
  • encaminhar, após fichamento, expediente aos demais órgãos;
  • controlar e encaminhar a publicação de expediente ao órgão oficial;
  • controlar, padronizar, enumerar e arquivar atos da administração;
  • coordenar, orientar as atividades do cerimonial;
  • participar das operações e programas de emergência;
  • planejar, coordenar e controlar os trabalhos de cobertura jornalística das atividades da administração pública municipal;
  • coordenar, orientar e distribuir matérias para divulgação de informações e explanações sobre atividades da Prefeitura, junto aos meios de comunicação em geral;
  • interpretar, para o público em geral, o plano de ação e os programas gerais e setoriais do governo municipal e prestar os esclarecimentos necessários sobre o seu desenvolvimento;
  • manter os arquivos contendo atos, mensagens, projetos de lei, leis, decretos, portarias e despachos;
  • determinar a encadernação de cada ano dos atos do Executivo;
  • estabelecer normas e diretrizes para desenvolvimento das atividades de imprensa, cerimonial e relações públicas;
  • divulgar as iniciativas esportivas, culturais e turísticas de órgãos e entidades públicos e privados, quando de interesse do Município;
  • promover, coordenar e controlar a comunicação social da Prefeitura;
  • promover a publicidade institucional do Município, de forma a criar uma imagem positiva do Município;
  • difundir as potencialidades do Município, com vistas ao seu desenvolvimento econômico e social;
  • realizar o planejamento das programações de eventos que envolvam a presença do Prefeito;
  • planejar a segurança do Prefeito em eventos;
  • realizar as atividades de recepção a autoridades;
  • assessorar e representar o Prefeito, quando designado;
  • exercer outras atividades correlatas.

Atribuições

Responsável: Maria de Lourdes Simões

À Chefia de Gabinete compete:

I – cumprir e fazer cumprir as normas vigentes na administração municipal;

II – prestar assessoramento direto e imediato ao Prefeito;

III – secretariar o Prefeito;

IV – assegurar ao gabinete a viabilização e disciplina das audiências;

V – elaborar a agenda do Prefeito;

VI – coordenar as atividades de atendimento e informação ao público e autoridades;

VII – coordenar e executar a programação de audiência, entrevista, reuniões, atividade de representação social de interesse do Prefeito;

VIII – desempenhar missões especificas, formais o expressamente atribuídas através de atos próprios, despachos ou ordens verbais;

IX – redigir exposição de motivos, ofícios, memorandos, comunicações internas, cartas de interesse da administração;

X – estabelecer normas e diretrizes para controle de correspondências, leis, decretos, portarias, ofícios e arquivo, a ser realizada pela Secretaria Executiva;

XI – coordenar o recebimento e expedição de correspondência;

XII – coordenar a publicação de atos administrativos;

XIII – coordenar o arquivamento de atos da administração;

XIV – participar das operações e programas de emergência;

XV – interpretar, para o público em geral, e plano de ação e os programas gerais e setoriais do governo municipal e prestar os esclarecimentos necessários sobre e seu desenvolvimento;

XVI – gerenciar o arquivamento de atos, mensagens, projetos de lei, leis, decretos, portarias e despachos, a ser realizado pela Secretaria Executiva;

XVII – determinar a encadernação de cada ano dos atos do Executivo;

XVIII – realizar o planejamento das programações de eventos que envolvam a presença do Prefeito;

XIX – planejar a segurança do Prefeito em eventos;

XX – realizar as atividades de recepção a prioridades;

XXI – assessorar e representar o Prefeito, quando Designado;

XXII – exercer outras atividades correlatas.

Estrutura

Departamento Secretaria Executiva

Responsável: Renata de Oliveira Silva

Ao Departamento de Secretaria Executiva compete:

I – secretariar o Prefeito;

II – prestar assistência ao Prefeito no desempenho de suas atividades;

III – assegurar ao gabinete a viabilização e disciplina das audiências;

IV – secretariar as reuniões do gabinete, quando solicitado;

V – redigir atas de reuniões, e realizar os encaminhamentos determinados pelo Prefeito;

VI – elaborar e controlar a agenda do Prefeito;

VII – redigir exposição de motivos, ofícios, cartas de interesse da administração;

VIII – controlar o recebimento e expedição de correspondência;

IX – encaminhar, após fichamento, expediente aos demais órgãos;

X – controlar e encaminhar a publicação de expediente ao órgão oficial;

XI – controlar, padronizar, enumerar e arquivar atos da administração;

XII – manter os arquivos contendo atos, mensagens, projetos de lei, leis, decretos, portarias e despachos;

XIII – realizar a encadernação de cada ano dos atos do Executivo;

XIV – exercer a vigilância permanente nas unidades de trabalho;

XV – fornecer dados e subsídios necessários à elaboração de projetos, planos, relatórios e pareceres;

XVI – exercer outras atividades correlatas.

Departamento de Secretaria Executiva

    • Rua Daniel de Carvalho, nº 1661 – Centro – CEP: 35.860-000
    • Tel.: (31) 3868-2738
    • Fax: (31) 3868-1219
    • Horário de atendimento: 9h à 17h
    Intervalo: 13h às 15h

A este Departamento compete:

  • secretariar o Prefeito;
  • prestar assistência ao Prefeito no desempenho de suas atividades;
  • assegurar ao gabinete a viabilização e disciplina das audiências;
  • elaborar e controlar a agenda do Prefeito;
  • redigir exposição de motivos, ofícios, cartas de interesse da administração;
  • controlar o recebimento e expedição de correspondência;
  • encaminhar, após fichamento, expediente aos demais órgãos;
  • controlar e encaminhar a publicação de expediente ao órgão oficial;
  • controlar, padronizar, enumerar e arquivar atos da administração;
  • manter os arquivos contendo atos, mensagens, projetos de lei, leis, decretos, portarias e despachos;
  • determinar a encadernação de cada ano dos atos do Executivo;
  • exercer a vigilância permanente nas unidades de trabalho;
  • fornecer dados e subsídios necessários à elaboração de projetos, planos, relatórios e pareceres;
  • exercer outras atividades correlatas.

Departamento de Imprensa, Relações Públicas e Cerimonial

    • Rua Daniel de Carvalho, nº 161 – Centro – CEP: 35.860-000
    • Tel.: (31) 3868-2738
    • Fax: (31) 3868-1219
    • Horário de atendimento: 9h às 18h
    Intervalo: 13h às 15h

A este Departamento compete:

  • coordenar, orientar e distribuir matérias para divulgação de informações e explanações sobre atividades da Prefeitura, junto aos meios de comunicação em geral;
  • promover a edição e distribuição de jornais, folhetos, cartazes e demais instrumentos de divulgação, sob a orientação do Prefeito, de interesse da administração pública municipal;
  • propor convênios, contratos, acordos, ajustes e outras medidas que se recomendem para a consecução dos objetivos do Departamento;
  • divulgar as iniciativas esportivas, culturais e turísticas de órgãos e entidades públicos e privados, quando de interesse do Município;
  • promover, coordenar e controlar a comunicação social da Prefeitura;
  • promover a publicidade institucional do Município, de forma a criar uma imagem positiva do Município;
  • difundir as potencialidades do Município, com vistas ao seu desenvolvimento econômico e social;
  • coordenar, orientar e executar as atividades do cerimonial;
  • realizar o planejamento das programações de eventos que envolvam a presença do Prefeito;
  • providenciar e planejar a segurança do Prefeito em eventos;
  • realizar as atividades de recepção a autoridades;
  • exercer a vigilância permanente nas unidades de trabalho;
  • fornecer dados e subsídios necessários à elaboração de projetos, planos, relatórios e pareceres;
  • exercer outras atividades correlatas.

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